- Centro de Informação sobre Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (CIM/UFC):
- Recebimento de dúvidas, da população em geral, sobre medicamentos, como reações adversas, interações medicamentosas, indicações e contraindicações.
- Formulação das respostas, através de bases de dados e literatura adequada, feita pelos participantes do Centro e revisadas por farmacêuticos e professores.
- Envio de informações técnico-científicas seguras ao solicitante via telefone ou e-mail.
- Produção de boletins informativos, folders, folhetos e outros materiais educativos.
- Desenvolvimento de reflexão crítica dos alunos através de leitura e debate de artigos científicos.
- Participação dos componentes do CIM em atividades de extensão com intuito de promover o uso racional de medicamentos.
- Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE-UFC)
- Criação de banco de dados estadual sobre reações adversas de medicamentos.
- Realizar investigações na área de Farmacovigilância, além de promover capacitações para graduandos em farmácia e farmacêuticos hospitalares desse mesmo tema.
- Desenvoltura de projetos para informar à população sobre efeitos adversos decorrente do uso de medicamentos.
- Desenvolver um programa de ensino da Farmacovigilância para cursos de graduação e pós-graduação na área de saúde particularmente para o Curso de Farmácia.
- Contribuir para a criação do Sistema Nacional de Farmacovigilância.
- Centro de Estudos em Toxicologia (CETOX-UFC)
- Fornecer informação e orientação sobre o diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção das intoxicações.
- Promover estudos sobre a toxicidades das substancias químicas e os riscos que elas causam à saúde desenvolvidos pelos CEATOX/IJF.
- Produção de materiais informativos, como folhetos, boletins, folders, cartazes e monografias que auxiliam para o conhecimento da população acerca de estudos toxicológicos.
- Centro em Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF-UFC)
- Atuar como referência e contra referência estadual para o desenvolvimento das atividades de planejamento, estruturação, assessoria, treinamento e investigação na área de atenção farmacêutica
- Orientar trabalhos de pesquisas nesse foco. Além de validar metodologias e registros para o exercício da Atenção Farmacêutica.
- Produção de matérias educativos para o plano de assistência ao paciente/usuário.
- Promoção de suporte para diferentes serviços no âmbito da farmacoterapia por meio das ações da UNIDADE DE CUIDADOS FARMACÊUTICOS (UCF).
- Laboratório Interdisciplinar de Saúde Coletiva, Farmácia Social e Saúde Mental Infantojuvenil (LISFARME-UFC)
- Integrar pesquisadores da saúde coletiva, farmácia social e saúde mental na produção de conhecimentos.
- Desenvolver um profissional crítico-reflexivo nas áreas de saúde coletiva, farmácia social e saúde mental, integrando professores/pesquisadores, técnicos, estudantes de pós-graduação (lato sensue stricto sensu) e de graduação do curso de farmácia e profissionais de áreas afins.
- Promover formação do Grupo através de seminários, debates acadêmicos e encontros de produção científica, visando à socialização e democratização dos conhecimentos produzidos.
- Contribuir para o conhecimento da população através de projetos que envolvem pesquisas históricas, etnográficas, epidemiológicas, farmacoepidemiológicas e documentais e intervenções no campo da saúde coletiva, farmácia social e saúde mental.